JetProp: Uma Aeronave Sui Generis

JetProp: Uma Aeronave Sui Generis

Alto desempenho e baixo custo fazem do JetProp LDX um modelo notável!

Fruto de uma experiência muito bem-sucedida, o monomotor Jet Prop DLX é uma derivação da aeronave Piper PA-46 Malibu Mirage, que propôs a troca do motor Lycoming TIO-540 bi-turbo, por uma turbina Pratt & Whitney PT6A-35, de 750 shp, rebaixado para 560 shp, conversão que deixou o novo modelo mais leve e potente.

O avião promete uma significativa economia de combustível em relação ao desempenho que produz. Gera um consumo de 32 galões/hora de querosene, voando a uma velocidade de 270 kts, com carga útil de 890kg.

Sua autonomia é de 1100 milhas náuticas com reserva IFR, podendo transportar até 161 galões de combustível divididos em 140 galões nas asas e até 20,1 galões no header tank.

Apesar de originar-se diretamente do Malibu Mirage, o JetProp DLX é costumeiramente confundido com o Piper Meridian, modelo ao qual se assemelha externamente, sendo o formato da carenagem do motor a principal diferença entre eles.

O JetProp possui duas alternativas quanto às hélices quadripás, uma delas é a MT Propeller, feita a partir de material composto, e a outra, Hartzell de alumínio; as duas são do tipo Scimitar e com as pás menores.

É capaz de operar em pistas não preparadas, a partir do seu sistema de separador inercial.

Contudo, este avião é idêntico ao seu antecessor quanto ao sistema do trem de pouso principal, com uma modificação substancial voltada ao berço de fixação mais estruturado e ao pneu maior e mais largo, proporcionando maior estabilidade durante a corrida da aeronave para pouso ou decolagem.

Assim como o Meridian, o JetProp possui o diferencial de pressurização de 5.5, chegando ao teto máximo de 28.000 pés.  Entretanto, possui uma razão de subida de 2.500 pés por minuto, enquanto o Meridian chega a 1.600 pés/minuto.

Quanto aos itens de navegação, segurança e conforto, esta aeronave possui pressurização combinada com ar condicionado, GPS, aviônicos modernos como radar meteorológico colorido e painel Garmin G1000. Trata-se de um avião altamente cobiçado, porém, dificilmente encontrado à venda.

Nesse sentido, é comum o investimento em modelos do Piper Mirage para transformá-lo em um JetProp.

 

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