Painel Garmin G 1000

Painel Garmin G 1000

Um salto tecnológico para a aviação executiva

Com a ascensão das novas tecnologias, os Glass Cockpit ou painéis digitais, que antes eram privilégio das grandes aeronaves comerciais e jatos executivos, passaram a integrar o conjunto de aviônicos de monomotores e bimotores, trazendo um considerável avanço para o setor.

O representante mais popular desse progresso foi o G1000 da empresa Norte-americana Garmin.

Líder no mercado e presente em diversos modelos de aviões, este painel representou um divisor de águas, uma vez que oferta, de forma acessível, um alto grau tecnológico ao voo, imprimindo mais segurança na navegação.

Por meio do G1000, o piloto recebe simultaneamente inúmeros dados relevantes sobre o voo, como tráfego, terreno sobrevoado, meteorologia, dentre outros, aumentando a consciência situacional de cabine.

Os alertas no painel são apresentados em três cores, relativas ao grau de atenção de cada cenário.

Informações ou avisos são exibidos em branco, alertas de cuidado em amarelo e anúncios de perigo em vermelho. No GPS é possível consultar o status dos sinais de satélite nas páginas auxiliares.

 

 

Outro mecanismo interessante é o Digital Clearance Recorder With Playback Capability, que grava automaticamente as comunicações rádio transmitidas ou recebidas nos últimos 2,5 minutos e permite ouvi-las caso seja necessário.

Apesar da quantidade de comandos e informações exibidas, que à primeira vista podem alarmar o piloto, as funções e interfaces do G1000 são preparadas para simplificar a operação e reduzir a carga de trabalho.

Os comandos são inteligíveis e com operações definidas de forma clara e coerente.

Seus recursos estão categorizados em grupos e subgrupos, de forma bastante parecida com os sistemas operacionais como o Windows, que separa conteúdos e comandos em pastas e subpastas.

Caso o piloto prefira lidar com um número menor de informações em cada voo, é possível personalizar algumas funções exibidas em tela, suprimindo dados não essenciais a determinada situação.

Além disso, o G1000 já vem com um relevante banco de dados, que traz informações de aeroportos, intersection information, NDB etc.

Quanto a sua composição, este painel apresenta dez Line Replaceable Units – LRU cujas funções são sistematizar, coletar, armazenar e processar os diversos dados, acelerando os processos de manutenção e reparo.

Esses itens são disponibilizados em módulos, barateando sua manutenção.

Outro recurso fundamental são as duas telas de LCD (Liquid Crystal Display) com 10.4 polegadas de resolução de 1024 por 768 pixels, conhecidas como GDU (Garmin Display Unity).

Aparato que permite a um centro de manutenção contar com um reduzido número de peças, que podem ser utilizadas por diferentes tipos de aeronaves. Mais um diferencial capaz de reduzir custos.

Quanto as funções das telas, a GDU da esquerda está configurada como PFD (Primary Flight Display), e a da direita como MFD (Multi-Function Display).

Em caso de falhas do GDU da esquerda, o direito passa a exibir automaticamente os dados do PFD.

O sistema se comunica por meio de uma conexão Ethernet via HSDB (Hight-Speed Data Bus) e há, também, uma conexão Ethernet com a GIA 63 (Garmin Integrated Avionics), cuja função é a atualização dos bancos de dados de todo o sistema.

Entre as duas GDU, está o GMA 1347 (Garmin Main Audio Panel), que constitui o NAV/COM e o sistema de Intercom do avião, além de controlar o modo de exibição manual reversível dos dados do PFD no MFD.

Outro elemento de destaque é o GTX33 (Garmin Transponder), que opera no modo S e fornece os modos de operação A, C e S.

 

A Garmin oferece treinamentos on line gratuitos para que pilotos possam operar o Painel G1000 com o máximo de eficiência, utilizando todo o potencial deste equipamento, que está presente em diversos modelos de aeronaves como Cirrus, Beechcraft Bonanza e Baron, Piper Seneca V, Meridian, Matrix, Mirrage e Jetprop.

Se você é proprietário de algum desses modelos, pode contar com a Chamone Aviação Executiva para manutenções de alto padrão de qualidade!

Nossa empresa possui homologação específica de cada uma dessas aeronaves, além de treinamentos dos fabricantes, ferramentas de última geração e profissionais altamente capacitados.

 

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