King Air – Robusto, imponente e de alto desempenho

King Air – Robusto, imponente e de alto desempenho

O que esperar de uma família real?

Uma combinação espetacular de características define a versatilidade da linha de aeronaves de turbo-hélice de pequeno porte da Beechcraft.

Não foi por um acaso que a norte americana Beechcraft batizou esse bimotor de King Air. Robusto, imponente e de alto desempenho apresenta-se como uma das aeronaves turbo-hélice mais cobiçadas no mundo!

 

Na primeira versão, o design de fuselagem trazia uma seção transversal semi quadrada, um diferencial adotado pela marca. Derivado do Queen Air, que utiliza motor a pistão, o projeto lançado em 1963 com o modelo A-90 trazia motorização turbo-hélice PT6-A da Pratt & Whitney o que impulsionava uma maior velocidade e altitudes mais elevadas de cruzeiro em comparação aos modelos a pistão.

 

A aeronave também era equipada com trem de pouso com amortecedores de longo curso e pressurização. Um verdadeiro “rei” disposto a destacar-se no mercado! Por esse motivo, a Beechcraft o desenvolveu em diferentes versões, produzindo uma soma de mais de sete mil unidades, considerando-se toda a linha King Air, comercializada em diversos países.

 

 

No Brasil, os modelos C90 e C90A são os mais notórios, amplamente utilizados para fins executivos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o país possui cerca de 57 aeronaves da versão C90 e 106 do modelo C90A.

 

A principal distinção entre as duas versões está no motor, sendo o C90 equipado por um Pratt & Whitney PT6A-20 e o C90A Pratt & Whitney PT6A-21. O modelo mais recente apresenta maior autonomia. Ambos comportam oito passageiros.

 

Entre os pilotos, o C90 é considerado o avião de chegada na aviação executiva pressurizada. Conhecido por ser um formidável instrumento de trabalho.

 

Contemporâneo à versão C90, o modelo F90 representou uma aposta de sucesso da marca a partir de consecutivos avanços da engenharia aeronáutica! Modificações estruturais garantiram uma performance ainda mais eficiente deste avião que recebeu uma cauda em T capaz de reduzir significativamente a vibração na cabine de passageiros.

 

Tal alteração determinou uma localização mais apropriada do estabilizador horizontal, fora das esteiras de vórtices, reduzindo perturbações nos escoamentos de ar gerados pelas hélices.

 

Outra variação estrutural responsável pela inovação da linha King Air foi a adoção de um novo conjunto de hélices de quatro pás, resultando em uma considerável redução dos níveis de ruídos no interior da aeronave e uma velocidade de cruzeiro ainda maior se comparado ao C90.

 

A versão F90 recebeu o potente motor Pratt & Whitney PT6A-135, gerando maior autonomia e velocidade, mas, em contrapartida, aumentando o consumo.

 

A Chamone Aviação Executiva possui homologação para as versões mais recorrentes no Brasil da aeronave King Air (modelos A90, B90, B100, C90, C90A, C90B, E90 e F90). Nesse sentido, a empresa apresenta-se como uma das mais preparadas no mercado nacional para reparos, manutenções, inspeções e venda destas aeronaves.

 

 

Versões mais recentes King Air

Dentre as versões mais contemporâneas desta família real também podemos ressaltar modelos 250, 350ER e 350i. Os três são menos comuns no Brasil e possuem maior capacidade para transporte de passageiros chegando a onze lugares, no caso do 350i.

 

O primeiro deles é o desdobramento de uma série evolutiva de cinquenta anos da linha. A partir da combinação de winglets, hélices de material composto e dois poderosos motores PT6A-52 pode-se considerar que possui desempenho singular, performance incomparável e alta segurança.

 

Já o modelo 350 ER tem como principais atributos a versatilidade e a capacidade de operar em pistas irregulares. Particularidades que fazem com que esta aeronave ultrapasse sua vocação executiva e seja considerada uma ótima opção para missões como patrulhamento, buscas, salvamentos e vigilância terrestre.

 

 

Por sua vez, o King Air 350i figura como um dos melhores turboélices executivos do mundo! Com design primoroso e refinado acabamento, oferece interior extremante confortável e requintado para atender aos clientes mais exigentes! Além da evidência estética, o investimento na tecnologia desta aeronave também é um destaque! Este modelo alcança até 3.345 KM (1.806 NM).

Fale com a Chamone Aviação

Você deseja receber o contato de um especialista?

Quer tirar dúvidas sobre o nosso atendimento, conhecer melhor nosso corpo técnico ou saber mais sobre uma aeronave? Temos um especialista a disposição.